20 de agosto de 2013

A cidade de Córdoba foi fundada em 1573, mas antes de sua fundação os jesuítas já 
estavam aqui instalados. A igreja Companhia de Jesus é datada de 1534, 39 anos antes da fundação da cidade. Hoje fui vê-la, depois de ter ido até lá no dia que o papa Francisco foi escolhido.

















Sou filha de uma católica e de um luterano. Passei a vida inteira circulando entre duas igrejas e o que aconteceu é que não me tornei nem uma coisa nem outra! Nunca vou à missa, nem a cultos e não sei as orações a não ser o Pai Nosso. Tive que fazer uma cola do Salve Rainha para a crisma da minha afilhada. Mas tenho fé!

















Fé para mim significa "confiança", "crença", "credibilidade". Segundo a Wikipédia, “fé” é um sentimento de total crença em algo ou alguém, ainda que não haja nenhum tipo de evidência que comprove a veracidade da proposição em causa. Para mim fé é uma atitude contrária à dúvida, ter fé significa ter esperança de que algo vai mudar de forma positiva e para melhor.






















Talvez este tipo de fé bem simples fosse o que motivou os jesuítas a este trabalho missionário e educacional para milhares de jovens. A Manzana Jesuita como é chamada hoje foi considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO em 2000.

















Mesmo não sabendo as orações decor, a minha fé foi se incorporando aos poucos... Procurei outras doutrinas, estudei outros dogmas, experimentei o completo “não acreditar”. Hoje fico em completo silêncio na hora de orar, me considero muito pequena para duvidar e bastante grande para doar o meu melhor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário